segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

diário de bordo



29 abril.
Deitada na sombra do pé-de-pau, escutando as mulheres bálcãs de julia. Cada vê mais, a sensação de despedida. Ontem, os guris foram com os ciganos ao show do tal Índio Apaixonado, e julia e eu ficamos deitadas escutando música, conversando sobre este tempo aqui. Ela chorava dizendo não querer ir embora. É de fato um tempo mágico. Nos tornamos parte desta família, as relações todas se transformaram, os olhares são mais cúmplices e as desconfianças se dissolveram em um tempo de passado em comum. Hoje fui à feira com minha roupa de cigana e não me estranhei. Me sentia isto mesmo, simplesmente assim. Como se estas seis semanas aqui tivessem alimentado minh'alma para o corpo preencher os panos vermelhos que eram de nega.
Mais uma semana e um dia. Sentirei saudades daqui, destas sete semanas de fazer cinema com muita paixão pelos caminhos, pelas estórias e pelas relações. Nosso rancho, as conversas na sombra com cada um, o vozeirão do velho, a doçura do olhar de maria, o saber ficar em silencio na volta do fogo, o inferno das crianças. O vento, o fogo, nosso acordar já inteiramente rotineiro. Ficar sentada quieta só olhando as cores, os movimentos e os cantares. Como é bom fazer cinema. (...) E a sensação de estrada, de nunca saber até quando fico em cada canto e para onde vou depois, me dá uma leveza boa e guerreira. Vou construindo meus caminhos com bagagens de ventos e sotaques, aprendendo com as estórias e contando outras.

Nenhum comentário: